Episódio 2. Recordação Saudosa
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Neste segundo episódio, vamos tratar da obra Recordação Saudosa, uma Mazurca do compositor paulistano Theotonio Gonçalves Côrrea (1846 –1892)
Conforme já abordado no primeiro episódio, o circuito de partituras para o violão em São Paulo teve início somente na década de 1930. Parte dessa produção chegou até os dias atuais via manuscritos, ou em versões para piano. Recordação Saudosa, mazurca de Theotônio Gonçalves Correa é a mais antiga composição de um violonista localizada até o momento na cidade, ela foi impressa pela Casa Levy, cerca de 1885. Embora tenha recebido versão para piano, há notícias de jornal evidenciando que a composição era original para violão e foi encontrada uma versão manuscrita para o instrumento.
Theotônio foi chamado de violonista de mais valia em artigo anônimo abordado no episódio 1 do nosso podcast.. Ele participou da primeira apresentação pública com violão registrada pela imprensa da cidade (1878). Foi um evento na Escola Americana promovido em benefício das vítimas da seca no Nordeste e Theotonio se apresentou em duo com Manoel Maximiano de Toledo. É provável que ele tenha sido ainda o primeiro violonista a publicar músicas em São Paulo. São de autoria dele ao menos mais duas peças além da Recordação Saudosa, todas publicadas ainda no período imperial. No ano de 1882, o Correio Paulistano anunciou a edição de um tango paulista de sua autoria, Pery, partitura até o momento não localizada.
O conhecido e magnífico violonista sr. Theotonio Gonçalves Côrrea, estimável cidadão filho desta cidade e aqui residente, fez publicar uma de suas originalíssimas e populares composições para violão. Vem sob o título de “Pery, Tango Paulista” […]. O distinto amador dedica a sua produção publicada a um amigo que lhe foi companheiro de mocidade, igualmente um violonista soberbo, sr. Manoel Maximiano de Toledo. Theotonio, Maximiano de Toledo e alguns mais eram os vultos salientes da “Boemia dourada”, que há bem boas dezenas de anos dominava neste São Paulo, quando ainda era uma pátria querida dos estudantes, da neblina, da poesia e das mantilhas. O “Tango Paulista”, de Theotonio Côrrea é virgem e quente inspiração daqueles velhos tempos, e para o autor ao certo é viva recordação do mais belo punhado de anos de sua vida[1].
Na partitura de Recordação Saudosa, existe a seguinte nota: “do mesmo autor de Pery, Tango, e Dodonquinha, Polka”, esta última, a terceira obra de Theotonio que se tem conhecimento, também extraviada.
Recordação Saudosa traz a indicação de mazurca sentimental, mas bem que poderia chamar-se mazurca caipira. Destaca-se particularmente a terceira parte, que apresenta sequências de terças e portamentos característicos da música caipira, evocando a viola e o ambiente rural da pequena cidade nos tempos do Império. Theotonio Gonçalves Côrrea teve um filho, Theotonio Côrrea, o Theotoninho, também músico, compositor e violonista que atuou na radiofonia e fonografia na cidade. Falaremos mais sobre Theotoninho no episódio 11.
[1] A Província de São Paulo, Ano VIII, nº 2310, 02 dez. 1882, p. 1.
Ouça o episódio completo:
Ouça a peça Recordação Saudosa no álbum Violões na Velha São Paulo, a obra foi registrada em instrumento de época, um violão romântico, do final do século XIX, de construtor anônimo:
Veja no Youtube, a peça registrada em vídeo:
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